top of page

As principais campanhas de marketing digital que deram certo

  • Foto do escritor: Performy
    Performy
  • 7 de abr.
  • 2 min de leitura

A resposta está em três fatores: conexão com o público, estratégia bem definida e criatividade com propósito. A seguir, selecionamos algumas das campanhas mais impactantes dos últimos anos, e o que você pode aprender com cada uma delas.



Dove – Real beauty sketches

A Dove é conhecida por campanhas que fogem dos padrões tradicionais de beleza. Em Real Beauty Sketches, a marca contratou um desenhista forense para fazer dois retratos de cada mulher: um baseado na descrição que ela dava de si mesma, e outro com base na descrição de uma pessoa desconhecida.


O resultado? Os retratos feitos por terceiros eram visivelmente mais positivos. A campanha viralizou rapidamente e gerou um debate profundo sobre autoestima e percepção.


O que aprender com isso: Empatia vende. Histórias reais, com emoção e identificação, criam conexões genuínas com o público. Se sua marca consegue provocar reflexão e diálogo, ela automaticamente se torna mais relevante.



Spotify Wrapped – Os dados como ferramenta criativa

Todos os anos, o Spotify lança o Wrapped, um resumo personalizado do que cada usuário mais ouviu durante o ano. Além de ser altamente compartilhável, o Wrapped valoriza o gosto individual de cada pessoa — e ainda vira meme nas redes sociais.

Por trás disso, há um uso inteligente de dados como combustível para a criatividade.


O que aprender com isso:

Personalização é a nova regra do jogo. Se você coleta dados dos seus clientes, use essas informações para criar experiências únicas e mostrar que você entende quem eles são.





Burger King vs. McDonald’s – A guerra dos criativos

Poucas marcas sabem trabalhar tão bem a concorrência quanto o Burger King. Em uma das campanhas mais ousadas, chamada Whopper Detour, a empresa criou um aplicativo que oferecia um Whopper por 1 centavo para quem estivesse a menos de 200 metros de um McDonald’s.

A ação foi um sucesso viral, com milhares de downloads do app e aumento no tráfego das lojas.


O que aprender com isso:

Criatividade ousada, quando bem executada, pode gerar muito buzz. E o melhor: nem sempre é preciso gastar muito para isso. Ter coragem para brincar (com respeito) com a concorrência pode render um engajamento enorme.



Netflix – Comunicação com tom de voz autêntico

A Netflix Brasil é um exemplo de como o tom de voz certo nas redes sociais pode transformar uma marca em algo quase “humano”. Com linguagem informal, memes, referências culturais e interação com os usuários, a plataforma se tornou um case de branding digital.


O que aprender com isso:A forma como sua marca fala importa — e muito. Adaptar o tom de voz à linguagem do seu público pode fazer com que sua empresa pareça mais próxima, divertida e atual.


Conclusão: O que todas essas campanhas têm em comum?

  • Entendimento profundo do comportamento do público

  • Estratégias baseadas em dados, cultura e contexto

  • Coragem para sair do óbvio e apostar na criatividade

  • Clareza de propósito: cada ação tem um porquê bem definido


Você não precisa ser uma multinacional para aplicar esses princípios. Mesmo uma empresa local ou um negócio em crescimento pode criar campanhas memoráveis, desde que saiba o que comunicar, para quem e com qual objetivo.

bottom of page